Arquivo do blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

Congresso do PRS convocado para Maio

O presidente do PRS, Eduardo Kuangana, convocou para os dias 29, 30 e 31 de Maio, em Luanda, o IV congresso ordinário do partido, cujo ponto mais alto é a eleição dos órgãos de direcção.
Um comunicado assinado por Eduardo Kuangana e enviado ao Jornal de Angola indica que, além do presidente do partido, deve ser igualmente eleito o novo comité nacional. Durante o conclave, a ter lugar no centro de conferências do partido, em Viana, é feita ainda a apreciação e a aprovação do relatório quinquenal e da estratégia eleitoral do partido. Os delegados ao congresso devem ainda apreciar e aprovar o programa de governação para o período 2017-2022 (para a eventualidade do partido vencer as eleições) e as emendas introduzidas ao programa e estatutos do partido. 
O mandato da actual direcção do PRS cessou em Maio de 2012 e o congresso para a renovação foi sucessivamente adiado devido à indisponibilidade do presidente, a quem compete convocar o conclave. Em Janeiro deste ano, o secretário-geral do partido, Benedito Daniel, tinha anunciado a realização do congresso para Março, mas o mesmo não veio a acontecer porque o presidente se encontrava ausente do país, por motivo de saúde. 
Benedito Daniel esclareceu que não se realizou o congresso em Maio de 2012 por razões estratégicas, porque se estava num ano eleitoral no país, enquanto os outros adiamentos foram por motivos alheios ao partido. 
“O partido reuniu o seu Comité Nacional em Novembro de 2014, fez a auscultação para que o congresso fosse realizado em 2016, altura em que também não aconteceu por razões alheias à nossa vontade”, disse o político, para acrescentar que o órgão voltou a reunir em Novembro do ano passado e decidiu pela realização do conclave em Março do ano em curso, curiosamente também um ano eleitoral.
Com a convocação do congresso, estão criadas as condições para que os aspirantes à liderança do partido formalizem as suas candidaturas. Quem já anunciou o seu desejo de se candidatar é Sapalo António, membro fundador do partido e antigo líder da bancada parlamentar do PRS. 
Fundado a 18 de Novembro de 1990, o Partido de Renovação Social (PRS) participou nas primeiras eleições no país, em 1992, tendo conseguido eleger seis deputados. Nas legislativas de 2008, o partido aumentou a representatividade no Parlamento, ao ocupar oito dos 220 assentos da Assembleia Nacional. Nas eleições gerais de 2012, o partido fundado por Eduardo Kuangana viu reduzir o seu grupo parlamentar para três deputados, depois de conseguir apenas 1,7 por cento dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário