Guardou dinheiro num banco usado pela máfia rússia
O Jornal “Ásia Sentinel” que avançou com a informação, não precisa quanto é que Isabel dos Santos tinha no “FBME Bank Ltd” mas por outro lado, cita o ditador Teodoro Obango da Guine-Equatorial e seu filho como tendo efectuado o deposito de US 70 milhões de dólares neste mesmo banco, no ano de 2011.
O banco FBME foi criado por empresários libaneses e tinha como seus principais clientes uma destacada rede pertencente a máfia russa como Mikhail Prokhorov, o terceiro homem mais rico da Rússia.
Em 2014, a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), uma agência do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que coleta dados e informações transacionais financeiras para combater o branqueamento de capitais nacional e internacional, para o financiamento do terrorismo e outros crimes financeiros, acusou o banco FBME Bank Ltd de facilitar transações financeiras para organizações multinacionais de crime organizado e ao Hezbollah.
Tais ligações fizeram com que o Tribunal federal de Washington ordenaram com que o sistema financeiro americano cortasse relações com o FBME Bank Ltd. No seguimento das pressões, o Banco Central da Tanzânia interrompeu a 5 de Maio todas as operações bancárias da FBME Bank Ltd, revogando a sua licença e colocou-o em liquidação por via de um Conselho de Seguro de Depósitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário